CONHEÇA AS DICAS QUE PODERÁ PROTEGER A VIDA E O MEIO AMBIENTE.
DICAS PARA
PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE
ELETRODOMÉSTICO
CONHEÇA AS DICAS QUE PODERÁ PROTEGER A VIDA E O MEIO AMBIENTE.
1) Evite comprar eletrodomésticos que não sejam muito necessários, como facas elétricas, máquinas de fazer sucos, maquinas de café, etc.
2) Não utilize a parte de trás da geladeira para secar roupas e sapatos.
3) Compre geladeiras como o selo “greenfreeze”, sem o gás CFC, que ataca a camada de ozônio.
4) Evite colocar alimentos quentes na geladeira, por aumentar o consumo de energia.
5) Não coloque a geladeira perto do fogão ou de uma janela que recebe muito Sol; ela terá de trabalhar mais para se manter fria.
6) Feche sempre bem a porta da geladeira. Aberta, há um maior consumo de energia para manter a temperatura. Não deixa a porta aberta enquanto pensa no que vai tirar dela, nem a abra e feche repetidas vezes.
7) Evite manter a temperatura interna do refrigerador inferior a 5 ou 6 graus. Isso aumenta o consumo energético em cerca de 7%.
8) Prefira geladeira com descongelamento manual por gastar menos energia.
9) Opte por lavar roupas na maquina a frio. Isso economiza de 80% a 92% de energia.
10) Só lave roupa com máquina cheia. Cada lavagem consome 150 litros de água.
11) Só use a secadora de roupas em casos extremos, de muito frio ou muita chuva.
12) Prefira panelas de pressão. Mais rápidas, elas consomem menos energia.
13) Procure sempre tampar as panelas, especialmente para aquecer a água ou sopa. Isso pode reduzir em 30% a energia necessária e o tempo de preparação.
14) Desligue as bocas de fogão minutos antes de a comida ficar pronta. Elas ainda se manterão quentes por um tempo. O mesmo pode ser feito com o ferro de passar.
15) O vapor do ferro aumenta o consumo de eletricidade. Por isso passe ferro com a roupa um pouco úmida ou use um borrifador.
ALIMENTOS
16) Evite comprar alimentos que contenham aditivos, corantes e conservantes desnecessários.
17) Compre furtas e vegetais orgânicos, por não usarem agrotóxicos em seu cultivo
18) Procure se certificar de que a carne comprada provém de animais criados em boas condições e mortos sem sofrimento desnecessário.
19) Recuse serviço de fast food com excesso de produtos descartáveis, como guardanapos, copos, canudos, colherzinha de plástico, pacotes de ketchup e maionese, etc.
20) Evite comprar peixes com tamanhos abaixo dos estipulados por lei. No site da Polícia Militar de São Paulo é possível conferir os tamanhos de peixes do mar: http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/cpfm_tab_peixe.htm
PILHAS
21) Utilize, sempre que possível eletricidade em vez de pilhas.
22) Prefira pilhas recarregáveis e sem adição de mercúrio.
23) Pilhas usadas podem ser descartadas nos postos postos autorizados de cada marca, como Rayovac, Duracell, Sony. Os sites e os serviços de atendimento ao consumidor fornecem os endereços.
PAPÉIS
24) Evite papéis decorados, engessados ou perfumados. Os químicos que carregam dificultam a reciclagem.
25) Os papéis para reciclagem não deve ser amassados, mas sim dobrados, para não ocupar volume.
26) Evite o papel alumínio na cozinha. A extração de bauxita costuma destruir grandes áreas de florestas e a transformação de bauxita em alumínio desperdiça energia.
27) Use pano em lugar de papel no dia-a-dia da cozinha, inclusive como guardanapos.Evite colocar alimentos quentes na geladeira, por aumentar o consumo de energia.
28) Compre papel higiênico não branqueado com cloro. O branqueamento produz dioxinas que, uma vez em rios, matam peixes.
29) Prefira produtos de papéis reciclados. A média de desperdício de papel, por ano, numa casa comum, corresponde a seis árvores.
30) Use uma foto copiadora que imprima frente e verso e reaproveite papéis impressos em um só lado para rascunho
ILUMINAÇÃO
31) Procure utilizar iluminação natural ou lâmpadas fluorescente, que gastam a quarta parte de energia que gastam uma incandescente, e duram mais.
32) Apague as luzes quando não precisar delas. Diminuir os gastos de eletricidade ajuda a reduzir a produção de dióxido de enxofre proveniente das centrais elétricas.
33) Pinte os cômodos da casa com cores claras. Cores escuras absorvem luz e as claras refletem.
34) Se possível instale sensores de ocupação que desligam as luzes sempre que o cômodo estiver ocupado
LIMPEZA DA CASA
35) Opte por uma solução de vinagre ou limão diluídos em água, em quantidades iguais, para limpar vidros e espelhos e tirar a gordura.
36) Substitua aerossóis ou sprays pelos roll-on (especialmente os recarregáveis), pelos sticks ou pelos pulverizadores de compressão.
37) Evite os desinfetantes coloridos colocados nas bordas dos vasos sanitários, porque são muitos poluentes.
38) Troque a descarga com válvulas (que gastam 10 a 30 litros quando acionadas) por aquelas que acompanham caixas de 6 litros de água.
39) Use tintas com baixo teor de solvente. Essências como a terebintina (líquido obtido de pinheiros, usado na mistura de tintas e vernizes e polidores) devem ser usadas na menores quantidades possíveis.
CARRO
40) Ao lavar o carro com mangueira, gasta-se, em média, 570 litros de água. Se você usar baldes, gastará um décimo disso.
41) Visite oficina regularmente e verifique a emissão de fumaça do seu carro
42) Sempre que possível, utilize os transportes públicos, como metrô e ônibus, pegue carona, ande a pé ou de bicicleta. Assim, ajudará a reduzir a poluição.
43) A velocidade que consome menos combustível é a moderada. Acelere gradualmente
44) Mantenha a pressão correta dos pneus, para impedir o desgaste prematuro deles e para poupar gasolina.
45) Não compre um automóvel maior do que as suas necessidades. Carros mais pesados utilizam até 50% mais de combustível do que os modelos mais leves.
CIDADANIA
46) Qualquer reclamação sobre a higienização de ruas e avenidas paulistanas, cachorros que não param de latir durante a madrugada e pedidos de pontos de coleta seletiva para prédios podem ser solicitados à Prefeitura Municipal por meio do site http://sac.prefeitura.sp.gov.br/.
47) Denuncie crimes ambientais, queimadas, desmatamentos ou obras de grande impacto no ambiente pela Linha Verde do Ibama no site www.ibama.gov.br ou pelo e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br
48) Participe da Campanha de Adoção de Floresta com Araucária. No site da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental(SPVS), é possível “adotar” áreas nos poucos remanescentes de florestas com araucária que ainda existem. Consulte o site http://www.spvs.org.br/ . Entre em contato enviando e-mail para campanha@spvs.org.br. Ou ligue no telefone (0xx41) 3242-0280
49) Obtenha mais detalhes das campanhas e atos realizados pelo Greenpeace no Brasil e no mundo acessando o site www.greenpeace.org.br/ . Veja como pode ajudar na preservação da Amazônia, do clima e dos Oceanos.
50) Proteste contra a negativa do governo americano em combater as emissões de dióxido de carbono pelas termelétricas e indústrias do país, assine a petição contra o aquecimento global, proteja os ursos polares de extinção enviando cartas ao presidente dos EUA, George W. Bush, e à diretoria da Agência de Proteção Ambiental (EPA), Christie Whitman. A rede de ciberativismo Action Network (http://actionnetwork.org/ ) tem modelos de textos e endereços para envio em inglês