A Campanha Permanente de Fortalecimento da Segurança Pública em Piracuruca já iniciou. Nessa quarta-feira (18), os alunos da Unidade Escolar Monsenhor Benedito assistiram a uma palestra sobre trânsito seguro. Na escola, estudam 656 alunos nos turnos manhã e tarde, na faixa etária de 10 a 15 anos. A campanha educativa é uma parceria entre a Prefeitura de Piracuruca, Ministério Público, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Municipal de Trânsito (Ditran).
Emiliano Lima, coordenador da Diretoria Municipal de Trânsito, explica que as palestras serão realizadas em todas as escolas da rede de ensino do município e, também, da rede estadual. “Essa é uma orientação do Ministério Público, em parceria com a Prefeitura de Piracuruca. É grande o número de menores que conduzem veículos. O nosso objetivo é conscientizar os estudantes menores de idades que a condução de veículos, em especial, as motocicletas, tem tornado o trânsito de Piracuruca perigoso e a Ditran tem como meta combater esse tipo de infração”, comenta.
O Ministério Público, através da 2ª Promotoria de Justiça de Piracuruca, recomendou que as escolas orientassem os alunos a não utilizar motocicletas para chegar até a escola. A diretora Dina Márcia confirmou que a norma será repassada aos estudantes. “A palestra sobre a segurança no trânsito reforça essa orientação para os estudantes. Com isso, os alunos tornam-se multiplicadores dessa mensagem e o nossos condutores se tornarão mais conscientes”, afirma.
A estudante Hiulliana Pessoa, de 11 anos, afirma que a palestra foi muito importante. “As orientações são muito importantes, pois ajudam a diminuir os acidentes. Com os guardas de trânsito nas ruas, o trânsito da cidade também ficou mais seguro”, avalia.
Para a professora Ana Cristina Monteiro, as orientações trazidas pela palestra são essenciais para evitar acidentes. “Somente com a orientação é possível evitarmos os acidentes, sobretudo, as vítimas fatais. Nós temos orientado os nossos alunos, que são menores de idades, sobre a proibição de conduzir veículos automotivos”, reforça.
O guarda de trânsito Paulo Zailo ressalta que a campanha educativa voltada para a comunidade escolar é essencial para melhorar o transito de Piracuruca. “Passamos para os alunos as regras básicas para a condução de veículos, como a habilitação e os documentos dos veículos em dias. Também falamos sobre a atuação dos guardas de trânsito. Já conseguimos reduzir em 40% os acidentes e orientamos os alunos sobre a proibição da condução de motos ou carros por menores. É um crime, passível, inclusive, de detenção do responsável pelo veículo. A campanha educativa é o primeiro passo. Posteriormente, serão realizadas blitzen e o veículo em situação irregular poderá ser apreendido”, acrescenta.
A policial militar Cintia Oliveira também participou da palestra e ressaltou a parceria entre a Prefeitura de Piracuruca, a Polícia Militar e o Ministério Público. “O Ministério Público solicitou a participação da Polícia Militar na campanha educativa. Conversei com os alunos, em especial, sobre as infrações de trânsito mais comuns, que é a condução sem carteira nacional de habilitação, não usar capacete, não usar cinto de segurança e sobre o que fazer em casos de acidentes do trânsito. Apostamos que a orientação voltada para os estudantes irá alcançar toda a comunidade e, com isso, teremos um trânsito mais seguro”, encerra.
0 comentários :
Postar um comentário