Copa América repete Mundial, encurta pré-temporada e vai parar Brasileiro.
A Copa América no Brasil vai paralisar todos as divisões do campeonato nacional e encurtará a pre-temporada de clubes durante o ano de 2019. Não há previsão de redução dos Estaduais. É com esse cenário que a CBF trabalha na elaboração do calendário do futebol para o próximo ano.
O cronograma de jogos do futebol nacionais deve ser concluído até o fim do mês de agosto, embora ainda sem data para ser divulgado. Há ajustes para serem feitos. As linhas gerais, no entanto, já estão traçadas e o aperto será quase igual ao de 2018 com a Copa do Mundo, com a vantagem de que a Copa América ocupará duas semanas a menos. A competição sul-americana ocorrerá durante três semanas de junho.
Copa América adiará projeto do Fla de retirar assentos do Maracanã.
Próximos de selar parceria em definitivo, Flamengo e administradores do Maracanã (Odebrecht) discutem também a retirada dos assentos do setor Norte, reinvidicação antiga do clube para aumentar a capacidade. Só que as conversas já indicaram que a medida terá de ser adiada para depois da Copa América, o que seria no segundo semestre de 2019.
Com plano de usar o estádio nos próximos anos, a diretoria do Flamengo colocou na mesa a ideia de retirar os assentos do setor Norte, onde a torcida ainda fica em pé. A concessão permite a Odebrecht realizar esse projeto sem aprovação do governo do Estado.
Redução de Copa América ameaça dois estádios em São Paulo como sedes.
A redução do número de seleções na Copa América, de 16 para 12 times, deve diminuir a competição, criou disputa para ser sede do torneio e ameaça uma das vagas em São Paulo. Em 2017, o Comitê Organizador tinha batido martelo que a Arena Corinthians e o Allianz Parque estariam dentro do torneio. Mas, agora, há pressão por diminuição de sedes e uma discussão se cabe deixar duas na mesma cidade.
O plano inicial da Conmebol era ter 16 seleções na Copa América, incluindo México e EUA. Só que não houve acordo com a Concacaf (Confederação da América Central, do Norte e do Caribe) nem sobre calendário, nem sobre divisão comercial de receitas. Resultado: entraram apenas Qatar e Japão como extras além dos 10 times da América do Sul.
Conmebol tenta montar quebra-cabeça da Copa América no Brasil.
A Conmebol tem se esforçado para montar o quebra-cabeça da Copa América do Brasil-2019, decidindo número de participantes e sedes. Entre as dúvidas, haverá 12 ou 16 seleções participantes e se a competição ficará de fato restrita ao Sul e Sudeste do país. A decisão deve sair no início de abril no próximo Congresso da confederação.
É certa a intenção da Conmebol de expandir o torneio além dos 10 times da América da Sul. Por isso, existe a negociação com países da América do Norte e da Ásia. No caso do continente americano, os alvos são México e EUA, podendo ser acrescentadas outras nações. Na Ásia, o alvo é o Japão.