sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

PARQUE NACIONAL DAS SETE CIDADES

 Situado a nordeste do estado do Piauí, nos municípios de Piracuruca (71,85%) e Brasileira(28,15%) (oficialmente em Piracuruca), o Parque Nacional das Sete Cidades possui uma área de 6.221,48 ha com um perímetro de 36 Km.

   O Parque foi criado com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, interpretação ambiental, turismo ecológico e recreação em contato com a natureza.   A maior parte da flora encontrada no parque é típica de cerrado, com espécies como murici, cascudo, lixeira, bacuri, pequi e pau-terra, avistadas com facilidade. Nas manchas de caatinga encontram-se juazeiros, juremas, aroeiras e cactos, como o xique-xique e a coroa-de-frade.   Há manchas de matas ao longo do curso dos rios e das nascentes, onde são comuns o pau-d`arco e a embaúba. Nessas áreas crescem ninféias, plantas aquáticas que vivem nos espelhos d`água das piscinas e lagos naturais e que dão um toque especial à paisagem. ONDE FICAR:Dentro da Unidade de Conservação tem um Abrigo-Hotel com 12 apartamentos com ar e TV. Fora do parque também existem outras opções de hotéis ou pousadas. INGRESSOS:Os ingressos custam R$ 15,00, com desconto de 50% para brasileiros – R$ 5,00 Para visitar o parque o turista/visitante terá que contar com um guia condutor de visitantes, que cobra pelo serviço ao grupo de visitantes. Mais informações pelo telefone: (86) 3343-1342.  COMO CHEGAR:Da ENTRADA até o parque por Piracuruca são de 18 km pela PI-111 através do Bairro Guaraní seguindo até o portão do Parque; depois mais 5 km DE ESTRADA até a administração.


Para se ter acesso ao Parque, o IBAMA cobra uma taxa por pessoa e existem guias disponíveis para acompanhamento de carro e preço a combinar para seguir a pé por trilhas.


Na área do Parque existem várias formações rochosas, banhos, cachoeira, inscrições rupestres e diversos pontos de uma beleza exuberante e cercados de mistérios. É dividido em 7 cidades imaginárias cada uma com suas particularidades, veja:


Primeira Cidade:

Piscina dos Milagres: formada por uma das nascentes do parque; nunca deixou de jorrar, mesmo durante os anos mais difíceis de seca. As suas águas reservam um banho delicioso.
Pedra dos Canhões: parecem troncos de árvores petrificados, mas passam a impressão de que foram moldados em arenito.
Pedra da Gia: atrativo que lembra uma gia, com a boca aberta.Salão do Pajé: enriquecido por inscrições rupestres. Em cima do salão está o Dragão Chinês.Outros monumentos: Máquinas de Costura, Pedra da Cobra, Banco da Praça, Pedra da Ema, Serra Negra, Painéis de Inscrições, Arca de Noé...





0 comentários :