Foto: Thiago Gomes/ SUSIPE/FotosPúblicas |
Não há registros de casos de peste suína clássica no Piauí até o momento. A informação foi confirmada pelo gerente de defesa sanitária animal da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), José Idílio, neste quarta-feira (07). Ao Cidadeverde.com, José Idílio declarou que a situação no Piauí está sob controle e a proibição da entrada de suíno pelo Ceará permanece por tempo indeterminado. Isso porque o estado vizinho apresentou focos da doença.
"Não temos nenhum foco da doença no Piauí; está sob controle. Não há informações de ocorrências, mas estamos intensificando a fiscalização e o trânsito irregular de suíno e os produtos oriundos dele", disse José Idílio.
A fiscalização acontece principalmente nos postos fiscais com divisa com o Ceará, e transporte irregular nessa região. "A proibição fica mantida até o Estado erradicar todos os focos detectados", ressaltou José Idílio.
Geralmente, o suíno que entra no Piauí vem do Paraná, Santa Carina e Goiás.
A fiscalização e o controle no Piauí acontece de maneira continua e intenso para que o Estado conquiste o reconhecimento do Ministério da Agricultura e da Organização Mundial de Saúde Animal por estar livre da peste suína clássica.
José Idílio pede que qualquer aparente sintoma clínico da doença nos suínos seja comunicada a Adapi, sendo os principais sintomas são lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (membros, orelhas, focinho e cauda), febre alta, constipação intestinal seguida de diarreia, vômito, sinais nervosos, conjuntivite, problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio), falta de apetite e fraqueza.
Saiba mais
Adapi divulga recomendações para prevenir peste suína no Piauí
Adapi proíbe entrada de suínos no Piauí após foco de doença no Ceará
Adapi alerta sobre risco do Piauí ser infectado pela peste suína
Fonte: Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com
0 comentários :
Postar um comentário