sábado, 20 de outubro de 2018

Hoje acontece a 57ª Edição da FESTA DA CARNAÚBA DE PIRACURUCA, com tradicional como a jovem Paula Vitória Fontenele Veras sendo coroada a quinquagésima sétima RAINHA da CARNAÚBA.

A festa faz parte do calendário turístico do Piauí e foi criada por Decreto Lei no governo do Presidente Artur da Costa e Silva em 1968. A 1ª Festa da Carnaúba foi realizada no dia 7 de setembro de 1961 animada pela BANDA MEXICANA ALMA LATINA QUE ANIMOU A PRIMEIRA FESTA DA CARNAÚBA e as primeiras Rainhas foram filhas de donos de carnaubais, entre elas, MARIA ANTONIETA DE BRITO FORTES A PRIMEIRA RAINHA DA CARNAÚBA.

Durante a 1ª festa houve exposições de máquinas e produtos da carnaúba como cera e pó. Em 1968, por decreto do governo do Presidente Artur da Costa e Silva, a Festa da Carnaúba passou a fazer parte do calendário turístico do Estado do Piauí.
Até hoje, a tradicional festa é realizada com muito glamour e beleza das rainhas, é um retrato vivo da nossa história, onde teve como fundador uma das pessoas de maior expressão na cidade, Dr. Manoel Cerqueira. Todas as festas são realizadas no Grêmio Recreativo Piracuruquense.
A ideia inicial da Festa da Carnaúba era promover a situação dos proprietários de carnaubais valorizando o pó e a cera da carnaúba. Dr. Manoel recorreu ao governador da época (Chagas Rodrigues), que empregou um esforço enorme e chegou a recorrer a SUDENE e a Câmara Federal. O resultado foi a construções de galpões em toda a região, para que o trabalho se tornasse menos artesanal.
Na época, muitas autoridades e presidentes de associações se deslocaram para Piracuruca, como o presidente da Associação da Parnaíba, Ranulfo Torres Raposo. Dr. Manoel Cerqueira e amigos saíram nos interiores do município explicando o motivo da festa e recebendo doações de arrobas de cera como patrocínio para fazer a festa.
Pesquisa Radialista Assis Carvalho
Fonte Google.com

0 comentários :